sexta-feira, 31 de julho de 2009

Projeto Luz das Letras

Atividade 1.7
PROJETO LUZ DAS LETRAS
Alfabetização de jovens e adultos pela informática
Adriana de Oliveira Dias
Marina de Assis J. Ávila
OBJETIVO DO PROJETO
Alfabetizar, através da informática e de recursos tecnológicos levando em conta a importância da tomada de consciência do educando e sua relação social, aperfeiçoando sua mão de obra na área da computação e valorizando o intelecto.
A clientela a ser atingida pelo projeto é formada em sua maioria, por trabalhadores e donas de casa que não tiveram oportunidade de continuar os estudos na época certa.
O Luz das Letras é uma proposta inovadora que busca uma nova forma de pensar a escola virtual, a incorporação da informática no dia-a-dia escolar com uma visão muito crítica e humanizadora.
CARACTERÍSTICAS DO PROJETO
O Projeto visa contribuir de forma significativa na erradicação de um dos mais graves problemas que assolam a nossa população: o analfabetismo. Mediante um curso completo de 200 horas-aulas, distribuídas em cinco módulos, abrangendo o conteúdo de 1ª. à 4ª. séries, mais a Educação Profissional Básica. Contra as 3.200 horas do curso regular.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Para o desenvolvimento do projeto foi necessário um laboratório com 20 computadores.
O processo de ensino foi mediado por um software com interface didático pedagógica desenvolvido pelo idealizador do projeto especialmente para educação de jovens e adultos.
Cada laboratório conta com 20 alunos e 3 professores.
ATITUDE DOS ALUNOS
Como todo trabalho é individualizado buscando o bem estar do aluno, este sente-se valorizado, confiante, com senso de responsabilidade e com segurança no que diz respeito à novidade. Seu comportamento se modifica comprovando a aprendizagem: ele passa a ter uma melhor qualidade de vida, pois não se sente mais marginalizado. Sua auto-estima é recuperada e melhorada, ele passa a desejar, a cada dia, explorar mais o computador em busca de melhoria profissional e também apresenta avanços em seus relacionamentos sociais, pois não tem mais vergonha de conversar e expor suas idéias. Há o estímulo à curiosidade (exploração do novo) e o fortalecimento da autonomia (tomadas de decisões, escolhas mais rápidas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário