sexta-feira, 31 de julho de 2009

A identidade do professor na sociedade atual.

A educação do século XXI. Será que mudou?
O caminho da mudança é longo e obscuro. Muitas teorias surgiram, opiniões diversas de que rumo a educação deve seguir.
"Não a educação sem tecnologia", é uma vertente bastante forte em nossos dias atuais. Muitos defendem o uso da tecnologia como um fator primordial para a melhor educação de nossos alunos.
De fato como disse DOWBOR, a escola muda seu papel diante da inserção das novas tecnologias. A escola passa de mera transmisora do conteúdo a alunos pasivos para organizadora de conhecimentos a alunos ativos.
Os saberes não se limitam mais aos livros didáticos ou as explicações dos professores. A internet, por exemplo é uma fonte riquíssima de informações.A função da escola é orientar estes alunos a selecionar e utilizar essas informações.
A escola tem como função preparar o indivíduo para viver em sociedade. Então deve passsar logicamente por inúmeras mudanças, visto que a sociedade vem se modificando continuamente. O mercado e trabalho exige cada vez mais habilidades e saber lidar com as novas tecnologias é fundamental.
Não podemos ficar inertes a esta realidade, deve haver uma colboração mútua para que haja de fato mudanças no ambiente educacional. Não adianta a escola ter laboratório e nehum professor utilizar como ferramenta de ensino. Da mesma forma não adianta se ter o laboratório se não houver capacitação dos docentes para utilizá-lo. A parceria entre governo, professores, getores e alunos deve ocorrer de forma ampla e ativa. Isso me fez lembrar um jargão que acho que do "amigos da escola". Todos juntos pela educação.
Se estiver errada me corrijam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário