O mundo das novas tecnologias de comunicação é caracterizado por atributos como interatividade, mobilidade, globalização e velocidade.
A hipermídia permite a integração de várias mídias eletrônicas que já estão sendo amplamente utilizadas individualmente, como a televisão, o vídeo e o computador. Os videogames competem com a televisão no âmbito do entretenimento doméstico e as apresentações interativas gerenciadas por computador estão competindo com as palestras ou filmes em sala de aula. Muitas das reformas propostas para a educação têm, na interatividade, seu núcleo, para permitir que as crianças sejam as construtoras de seu conhecimento. O conhecimento é como uma teia de idéias interconectadas que atravessa vários domínios, ao passo que a escola tradicional mantêm sua visão paroquial, localizada. A escola, às vésperas do século XXI, não mais pode se dar ao luxo de ignorar as profundas alterações que os meios/tecnologias de comunicação introduziram na sociedade contemporânea e, principalmente, de perceber que os mesmos criam novas maneiras de apreender e aprender o mundo. Essa multiplicidade de pontos de vista, essa riqueza de leituras, precisa ser digerida e incorporada pela escola se ela tiver a pretensão de sobreviver como instituição geradora, mantenedora e desligadura do saber humano.
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